Centros de Inclusão Digital de Guará
Marcadores
quinta-feira, 21 de julho de 2011
Poesia - Mundo Virtual
Mundo virtual...Onde os banquinhos da praça são cadeiras na frente de um computador...Horas e horas sentados olhando uma telinha... Aprendendo... Sofrendo... Rindo de histórias nunca imaginadas antes... Sentindo dentro do coração o coração de outro alguém que nem mesmo se sabe bem quem é... Um alguém super importante... Alguém que se importa com a gente... Que torce pra que tudo dê certo... Alguém que a gente espera que surja de repente, do nada,E que faz o coração bater forte quando se escuta o toc... toc...Da sua chegada como se uma porta se abrisse... Um cantinho que a gente torce para que dure muito tempo... Um lugar onde não existem promessas de amor, de amizade para sempre... Não! a realidade é diferente, as pessoas mudam,a família modifica, alguns se ausentarão... Mas sempre teremos em nossas lembranças, momentos únicos,que passamos em frente a um computador... Inesquecíveis... Sem fronteiras... Sem barreiras... Onde você é muito importante...
Acessa SP ganha novos computadores!
O Posto Acessa São Paulo de Guará, recebe novos computadores.
Foi feito a busca dos computadores no dia 14/07 em São Paulo, e feita a instalação dos mesmos na segunda-feira dia 18/07. Os usuários ficaram bem alegres com a chegada dos novos computadores. O Acessa SP está liberado para uso e localizado na escola profissionalizante, vamos lá acessar pessoal.Clique Aqui e veja as fotos.Para mais informações sobre o Acessa Sp, acesse o blog clicando aqui !
Hacker e Cracker, qual a diferença?
Hacker e cracker são bem parecidos e bastante confundidos por aqueles que não dominam com perfeição o “informatiquês”. Na verdade, ambos são experts em computadores, são pessoas que possuem habilidades extraordinárias em lidar com sistemas e programações, e que dedicam muito tempo estudando o assunto. O que os difere é o uso que fazem destes conhecimentos. Resumindo os Hackers são os que quebram senhas, códigos e sistemas de segurança por puro prazer em achar falhas, ou até por receber por isso, sendo assim um profissional ético, muitas empresas contratam hackers éticos pra testar a segurança de uma rede interna e corrigir falhas e avisar sobre possíveis invasões pagando muito bem pelo serviço, pois eles obtem informações privilegiadas mais são éticos pra manter em sigilo. Já os Crackers são os que fazem isso também, mas com um objetivo bem ruim, ou seja, os Crackers são criminosos virtuais, que roubam as pessoas usando seus conhecimentos e estratégias no mundo da computação, são pessoas que atacam outras máquinas com fins criminosos com um objetivo traçado: capturar senhas bancárias, números de conta e informações privilegiadas que lhes despertem a atenção. Muitas empresas distribuem seus softwares na forma TRIAL de 30 dias de utilização, os crackers usando de conhecimentos avançados, encontra uma forma de "bugar" ou seja, invadir esses sofwares empresarias , fazendo com que funcionem mais de 30 dias ou acham chaves de registro vasculhando o código e registrando de forma ilegalmente o programa, e assim disponibilizam na internet para todos. Bom isso não é? Não ter que pagar pelo software que na verdade deveria ser pago, pois não é FREE. Isso é bom, mas é ilegal. Em geral um hacker não gosta de ser confundido com um cracker.
Rede Social e sua presença no mundo atual.
Não tem como como negar que a tecnologia trouxe um grande avanço para a vida das pessoas, e basicamente de 2009 pra cá, o forte na internet tem sido as redes sociais.
Elas vieram para ficar e se tornaram uma forma de socialização com as pessoas e o mundo. Não satisfeitos com a tecnologia presente nas mãos das pessoas em todos lugares com acesso ao notebook, temos agora os celulares com acesso 24h á internet e é claro, com aplicativos direto para as redes sociais, que faz com que as pessoas acessem o tempo todo, de qualquer lugar. E é ai então que fica claro que elas se tornaram parte da rotina das pessoas, sendo assim quase impossível ficar sem ter acesso á elas durante um dia.Twitter, orkut, facebook, msn, my space e a mais nova Google PLus ou Google + e tantas outras redes sociais fizeram com que as relações se tornassem cada vez mais tecnológicas e virtuais, colaborando assim para muita coisas boas e também coisas ruins.
Vantagens
Através das redes sociais pode-se divulgar muita coisas, como por exemplo, currículos, trabalhos, ideias, vagas de serviços, vídeos, empresas, músicas, sites, blogs e mais um monte de coisas, afinal .. as notícias surgem de forma bem rápida e a troca de informações também. Elas nos ajudam a encontrar amigos antigos, parentes que não sabemos onde estão e até o "par perfeito", possibilitando conhecer novas pessoas, comprar produtos e etc. Assim fica claro que ocorreu uma facilitação na vida das pessoas.
Desvantagens
Vendo a tal presença e impacto que as redes sociais causam na vida das pessoas, surgiram então os crimes virtuais, golpes .. aquelas pessoas mal intencionadas que querem aproveitar de tal tecnologia com falsas informações, perfis falsos, sem contar as brigas expostas a todos usuários, a exposição de imagens e da vida pessoal dos usuários, e também o fato das pessoas se acostumarem com o "virtualismo" e ter assim a dificuldade em se relacionar com as outras no mundo real que é o vício compulsivo (muitos ficam dependentes das redes sociais e se esquecem do mundo real).Sabendo como utilizar as redes sociais e na dose certa não tem nenhum problema.O primordial é ter um equilíbrio, pois tudo em excesso é prejudicial a nossa vida.E claro que a vida real é sempre mais importante que a virtual e jamais deve ser substituída, mas será que os apaixonados pela informática, tecnologia, internet e vida virtual conseguem concordar com isso? Eis a questão.
Hardware e Software, o que é ? Qual a diferença ?
Quem é que nunca teve problemas com o seu computador e foi "obrigado" a chamar aquele técnico que chega e fala um monte de palavra esquisistas e técnicas ? Pois é, isso é normal. Problemas de hardware, de software, de sistemas ... etc! Falando com um usuário do acessa, surgi a dúvida: O que seria hardware e software ? Qual a diferença desses termos ? .. Bem, a grosso modo, hardware seria o que você CHUTA, e o software é o que você XINGA, não deu pra entender, não é mesmo ? Veja bem, de um modo geral o termo hardware se refere a qualquer coisa “física” ligado ao mundo da computação: gabinete, monitor, teclado, etc.
Já o termo software foi criado a partir do momento em que os fabricantes de computadores começaram a desenvolver programas para seus equipamentos, ou seja, esses conjuntos de instruções que comandam o computador são, na teoria, parte do hardware mas ao mesmo tempo, ele não é algo material, físico, duro. São programas que usamos no computador, sistemas operacionais (xp, linux, seven), mensageiros (msn messenger, amsn) entre outros. É a parte lógica do computador. Em geral, o software permite coordenar o funcionamento do hardware.Concluindo, basicamente hardware e software é isso mesmo, um você chuta, e o outro você xinga, porém, precisamos dos dois na computação.
Informática e sua importância nos dias atuais.
Os dias estão passando e a informática está cada vez mais tendo importância na sociedade. São sites de relacionamentos, softwares educativos, sites de empregos e mais milhões de coisas que você encontra no mundo digital. A informática está presente em todo lugar, e é mais do que necessário ter um conhecimento básico para não ficar para atrás. O mercado de trabalho está cada vez mais exigente, e hoje em dia, é quase impossível existir uma empresa que na qual não exista um computador. Com a internet podemos fazer milhões de coisas, dentre elas, adquirir conhecimento com cursos gratuitos, estar atualizado com o mundo através de notícias atualizadas de segundo á segundo, conseguir emprego, escrever sobre sua vida em blogs, ter um perfil na internet e etc. Cresce o número de famílias que possui um computador em casa, mesmo que não tenha acesso á internet, e o governo vendo tal demanda de usuários, coloca a disposição da sociedade várias salas de informática com monitores a disposição de ensinar e auxiliar no uso dos computadores e da internet. Esta ferramenta está auxiliando pais e filhos mostrando um novo jeito de aprender e ver o mundo. Quando se aprende a lidar com o computador novos horizontes se abrem na vida do usuário.
Hoje é possível encontrar o computador nos mais variados contextos: empresarial, acadêmico, domiciliar, o computador veio para inovar e facilitar a vida das pessoas. Não se pode mais fugir desta realidade tecnológica. Vivemos em um mundo tecnológico, onde a Informática não pode ser vista como meramente “mais uma tecnologia”. É uma “nova tecnologia” que oferece transformação pessoal, além de favorecer a formação tecnológica necessária para o futuro profissional na sociedade. Dessa forma devemos entender a Informática não como uma ferramenta neutra que usamos simplesmente para apresentar um conteúdo. Devemos ter a percepção que, quando a usamos como conhecimento, estamos sendo modificados por ela e nos transformando em pessoas melhores e atualizadas, que é um grande diferencial. Então o que deve-se fazer é estar ligado nesse mundo digital da informática, procurando sempre estar atualizado. Não é necessário conhecer tudo sobre o assunto, mas sim saber que existe tais coisas, e que elas mudam e ajuda muito a vida da sociedade.
Um pouco sobre Guará.
Olá Pessoal, hoje nosso blog AcessaSP vai falar um pouco sobre nossa cidade Guará. Antes de mais nada vale lembrar que é Guará mesmo, somente Guará .. é que pelo fato de ser uma cidade pequena e do interior de São Paulo, muitas pessoas podem pensar que seja Guaratinguetá, afinal .. onde vamos e falamos que somos daqui, sempre nos perguntam afirmando "Ah, Guarantinguetá ?!!" .. não é Guará só mesmo. Enfim, Guará é uma cidadezinha do interior de São Paulo com média de 21 mil habitantes, completa neste ano de 2011, seus 109 anos no dia 15 de Setembro. Pelo fato de ser uma cidade plana, Guará tem uma fama de ser a "cidade das bicicletas", sendo assim é provável que exista mais bicicletas do que habitantes. Vale ressaltar que Guará é uma cidade com muitos projetos sociais, que colaboram e muito o quadro social dos jovens, crianças e adultos da cidade, citando alguns deles: Projeto Crescer Feliz, Projeto Mãos de Anjo , Projeto Melhor Idade (Nati -reviver), Projeto Banda Marcial, Projeto Guri, Projeto Oficina da Música, Projeto Artes Marciais – Kung-fu .. dentre outros. Guará também conta com cursos gratuitos na Escola Profissionalizante “Maestro Arthur Afonso Bini” (onde é localizado o Posto do AcessaSP) Curso de pesponto de calçados, Curso de manicure, Curso de informática, Curso de bordado, Curso de torneiro mecânico, Curso de corte e costura, Curso de datilografia, Curso de teclado .. dentre outros. A origem do nome "Guará" foi uma ideia do engenheiro construtor da Estação Ferroviária, Sr Achiles Widulich que ao chegar aqui, ficou admirado em ver perto da Estação Ferroviária da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, que estava sendo construída, havia uma lagoa com grande quantidade de aves pernaltas de plumagens branca-rosada e um bando de lobos denominados pelo mesmo nome: GUARÁ, e assim resultou no nome da cidade. Enfim, Guará é uma cidade boa de se viver, e bem tranquila e conta com grandes projetos sociais que foi citado á cima e além do Posto do AcessaSP, tem também várias outras salas de laboratórios de Inclusão Digital por toda cidade e dentro das escolas.
Software Livre, o que é ?
A definição que muitos tem quando se diz o termo "Software Livre" é de pensar que significa que é "Software Free", que na verdade não é a mesma coisa. O Software Free nada mais é que um software gratuito, disponibilizado sem você precisa pagar por isso. Já o Software Livre vai além. Para tentar deixar claro o que é software livre, bastamos dizer que é ter o poder de pegar o software e fazer uma Engenharia Reversa do mesmo, mas eis a questão, o que seria fazer Engenharia Reversa ?
Bom, falando mais facilmente .. o Software Livre seria ter a liberdade dos usuários executarem, copiarem, distribuírem, estudarem, modificarem e aperfeiçoarem o software, que no caso, possui o seu código fonte aberto. Mais precisamente, ele se refere a quatro tipos de liberdade, para os usuários do software:
A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0)
A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2).
A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade nº 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
VANTAGENS
Liberdade para executar um programa para qualquer finalidade;
Liberdade para estudar um programa, e adaptá-lo às suas necessidades;
Liberdade de distribuir cópias e assim ajudar um colega, uma instituição qualquer;
Liberdade de melhorar o programa e entregá-los à comunidade.
Custo social é baixo;
Não se fica refém de tecnologia proprietária;
Independência de fornecedor único;
Desembolso inicial próximo de zero;
Não obsolescência do hardware;
Robustez e segurança;
Possibilidade de adequar aplicativos e redistribuir versão alterada;
Suporte abundante e gratuito;
Sistemas e aplicativos geralmente muito configuráveis.
DESVANTAGENS
Interface de usuário não é uniforme nos aplicativos;
Instalação e configuração pode ser difícil;
Mão de obra escassa e/ou custosa para desenvolvimento e/ou suporte.
Falta de pessoal técnico
Pessoas acostumadas com o Windows pode apresentar algumas incompatibilidades
com softwares proprietários;
Alguns Exemplos de Softwares Livres
Linux - Sistema Operacional
AMSN - Mensageiro eletrônico similar ao MSN;
Br Office: Suite de escritório mas que pode ser adaptada ao contexto educativo. Vem com o Writer (Editor de Texto), Calc (Planilha), Impress (apresentação), Draw (Desenho), Math (Banco de Dados).
Bom, falando mais facilmente .. o Software Livre seria ter a liberdade dos usuários executarem, copiarem, distribuírem, estudarem, modificarem e aperfeiçoarem o software, que no caso, possui o seu código fonte aberto. Mais precisamente, ele se refere a quatro tipos de liberdade, para os usuários do software:
A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0)
A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2).
A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade nº 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
VANTAGENS
Liberdade para executar um programa para qualquer finalidade;
Liberdade para estudar um programa, e adaptá-lo às suas necessidades;
Liberdade de distribuir cópias e assim ajudar um colega, uma instituição qualquer;
Liberdade de melhorar o programa e entregá-los à comunidade.
Custo social é baixo;
Não se fica refém de tecnologia proprietária;
Independência de fornecedor único;
Desembolso inicial próximo de zero;
Não obsolescência do hardware;
Robustez e segurança;
Possibilidade de adequar aplicativos e redistribuir versão alterada;
Suporte abundante e gratuito;
Sistemas e aplicativos geralmente muito configuráveis.
DESVANTAGENS
Interface de usuário não é uniforme nos aplicativos;
Instalação e configuração pode ser difícil;
Mão de obra escassa e/ou custosa para desenvolvimento e/ou suporte.
Falta de pessoal técnico
Pessoas acostumadas com o Windows pode apresentar algumas incompatibilidades
com softwares proprietários;
Alguns Exemplos de Softwares Livres
Linux - Sistema Operacional
AMSN - Mensageiro eletrônico similar ao MSN;
Br Office: Suite de escritório mas que pode ser adaptada ao contexto educativo. Vem com o Writer (Editor de Texto), Calc (Planilha), Impress (apresentação), Draw (Desenho), Math (Banco de Dados).
Inclusão Digital
Vivemos em um mundo hoje que é quase uma obrigação estar ligado na área digital. Conforme os dias vão passando, a tecnologia avança de forma bem rápida e o mercado de trabalho está cada vez mais exigente. A inclusão digital não se baseia somente em "alfabetizar" as pessoas em o que é o computador ou até a internet e/ou a informática, as pessoas tem que usar tal conhecimento para que ele seja útil no seu quadro social. O nosso acessa são paulo tem como objetivo exatamente isso, a inclusão digital .. mas além de incluir as pessoas no mundo digital, queremos também realizar projetos em todas as áreas para assim colaborar no meio da sociedade como um todo. É incrível pensar que com uma ajuda em uma elaboração de um currículo, pode-se resultar em felicidade para uma família toda, quando se atinge o objetivo da pessoa que é conseguir um emprego, é gratificante isso, por mais pequeno que seja. E a Inclusão Digital é basicamente isso, passar e adquirir conhecimento com as pessoas, ligando a informática. Não adianta apenas existir computadores a preço de custo para todas as pessoas terem um em casa, além disso, o governo disponibiliza programas para fazer essa Inclusão Digital, que hoje, é necessária no mundo em que vivemos. Guardem essa frase, a era da Inclusão Digital só está começando, temos que fazer isso explodir e atingir á todos.
Ministro das Comunicações anuncia acordo para oferecer banda larga de 1 mega a R$ 35
No dia 30/06/2011 foi anunciado o acordo com as operadoras de telefonia para oferecer aos consumidores, dentro de cerca de 90 dias, banda larga no mínimo de 1 mega/segundo ao valor de R$ 35.
Nos termos do acordo, segundo o ministro, as empresas não poderão fazer venda casada, ou seja, obrigar o consumidor a comprar outro produto além da conexão à internet. Entretanto, as empresas poderão ofertar internet móvel onde não for possível através da fixa.
Paulo Bernardo destacou que o acordo firmado vai permitir dobrar a velocidade hoje ofertada no Brasil e reduzir o preço pela metade.
Falou sobre a pesquisa divulgada em março pela FIRJAN – Federação das Empresas do RJ que mostrava que o preço médio da internet no Brasil era de R$ 70 e mais da metade das conexões não chegava a um mega de velocidade.
Além disso, ressaltou, em outra pesquisa, 70% das pessoas disseram que não ter internet por causa do preço então, afirmou “acreditamos que a adesão será muito boa”.
Segundo Bernardo, o acordo prevê um escalonamento tanto na velocidade quanto na abrangência e a previsão é que todos os municípios brasileiros terão serviço de internet de pelo menos 5 mega a ser atingido em 2014. “Este escalonamento foi combinado com as empresas e temos que ver como será realizado porque existe concorrência”, destacou.
O Ministro garantiu que o governo não abriu mão da qualidade do serviço de internet que hoje é falho e afirmou que esta foi uma determinação da Presidente Dilma . Hoje a maior parte dos contratos garante apenas 10% da velocidade e este cenário terá que mudar, afirmou Bernardo.
Acrescentou que a Anatel assumiu compromisso de votar a regulamentação da qualidade contratada até 31 de outubro deste ano. A partir do momento que for regulado tem força de lei e todas as empresas terão que cumprir.
Paulo Bernardo destacou que o acordo firmado vai permitir dobrar a velocidade hoje ofertada no Brasil e reduzir o preço pela metade.
Falou sobre a pesquisa divulgada em março pela FIRJAN – Federação das Empresas do RJ que mostrava que o preço médio da internet no Brasil era de R$ 70 e mais da metade das conexões não chegava a um mega de velocidade.
Além disso, ressaltou, em outra pesquisa, 70% das pessoas disseram que não ter internet por causa do preço então, afirmou “acreditamos que a adesão será muito boa”.
Segundo Bernardo, o acordo prevê um escalonamento tanto na velocidade quanto na abrangência e a previsão é que todos os municípios brasileiros terão serviço de internet de pelo menos 5 mega a ser atingido em 2014. “Este escalonamento foi combinado com as empresas e temos que ver como será realizado porque existe concorrência”, destacou.
O Ministro garantiu que o governo não abriu mão da qualidade do serviço de internet que hoje é falho e afirmou que esta foi uma determinação da Presidente Dilma . Hoje a maior parte dos contratos garante apenas 10% da velocidade e este cenário terá que mudar, afirmou Bernardo.
Acrescentou que a Anatel assumiu compromisso de votar a regulamentação da qualidade contratada até 31 de outubro deste ano. A partir do momento que for regulado tem força de lei e todas as empresas terão que cumprir.
Assinar:
Postagens (Atom)